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Como criar um blog corporativo: 8 fundamentos e 5 erros comuns

como criar um blog

Neste artigo iremos mostrar como criar um blog através de 8 fundamentos, e prevenindo você de 5 erros comuns.

Já destacamos aqui no Blog da Agência Pomar as 7 razões para criar um blog corporativo para sua empresa, sua relevância como ferramenta de marketing digital e as suas principais vantagens.

(Caso ainda não tenha visto, clique aqui para ler a matéria).

Agora vamos para a parte prática. Ao fim deste artigo você saberá exatamente o que fazer para criar um blog que gere negócios.

Como criar um blog da forma correta

Seu blog corporativo pode ser um dos principais meios de relacionamento com seu cliente.

Dessa forma, é necessário tomar alguns cuidados para obter os melhores resultados dele, atraindo tráfego, gerando conversões e vendas dentro de uma boa estratégia de Inbound Marketing.

Saber a forma correta de como criar um blog é uma arte que é assimilada aos poucos. Porém você pode começar a utilizar um blog se atentando aos fundamentos e erros mais comuns que empresas cometem.

Então vamos a eles!

como-criar-um-blog-corporativo

Saiba o que fazer e o que não fazer ao criar um blog.

 

Como criar um blog - Fundamentos

Como criar um blog: 8 fundamentos

#1 Conheça seu público alvo

Certamente você já sabe alguns dados demográficos do seu público alvo, como idade, gênero e classe social, mas você sabe como alcançá-lo?

Descubra tudo o que puder sobre o seu público!

Gostos, visão e valores, suas necessidades, seus medos, etc. Toda esta informação será essencial para definir a identidade do seu público e possibilitar que seu conteúdo seja atraente para eles.

E isso nos leva ao segundo fundamento…

 

#2 Seja relevante

Você só atrairá mais visitantes e terá assinantes de seu conteúdo se fornecer algo que seu público-alvo queira saber.

Para saber qual é o melhor conteúdo para o seu blog, faça a si mesmo as seguintes perguntas:

  • O conteúdo que eu estou oferecendo é único ou já está saturado na internet?
  • Esse conteúdo responde perguntas frequentes sobre o produto ou área de atuação da minha empresa?
  • O conteúdo entretém ou traz informações de alguma forma relacionadas a seu produto?
  • O público alvo consegue se identificar com a forma que seu texto é escrito e a mensagem que ele passa?

Trabalhar com conteúdo evergreen pode ser uma ótima estratégia para os primeiros meses do blog.

 

#3 Trabalhe bem a estrutura do seu blog

Sabendo qual é o conteúdo que você vai postar, você precisa garantir que o seu blog tenha uma aparência intuitiva e fácil de usar, afinal, de nada adianta a criação de conteúdo se o visitante do site não conseguir encontrar o que procura.

A existência de uma barra de buscas também incentiva a continuidade do leitor no blog, procurando por conteúdo complementar ou lendo matérias sugeridas no final de seus artigos.

Além disso, uma aparência agradável para a leitura é essencial, por isso utilize cores para o fundo neutras, pois cores muito vivas cansam a visão, e fontes que sejam visíveis, não muito claras.

 

#4 Utilize as palavras-chave buscadas

Agora você já sabe o que seu público procura, mas pode não saber com que palavras-chaves ou combinação de palavras exatas ele está buscando a informação que você fornece.

Você pode utilizar algumas ferramentas como o Google AdWords Keyword Planner e o Google Trends para descobrir as expressões mais buscadas pelo seu público-alvo.

Depois as utilize no título e no primeiro parágrafo do seu texto, revelando ao leitor o seu objetivo e tornando o conteúdo mais fácil de ser encontrado.

 

#5 Revise os textos antes de postar

Para que suas publicações e artigos sejam lidos, eles devem ser escritos de forma coesa e coerente, transmitindo a mensagem que você quer passar de forma organizada e clara.

Além disso, erros gramaticais, de sintaxe e ortográficos fazem com que o leitor perca a atenção no conteúdo.

3 formas de se fazer isso:

  1. Revise o seu texto com ferramentas de revisão;
  2. Leia em voz alta para achar alguns erros que podem ter passado despercebidos
  3. Ou peça para alguém ler para você.

 

#6 Ofereça seu conteúdo da forma mais atrativa possível

Não deixe o título por último: é ele que prenderá a atenção do leitor num primeiro momento e o convencerá de clicar no seu artigo.

Seja direto, não tente escrever um texto muito longo se você não tem conteúdo.

Um primeiro parágrafo ruim pode afastar cerca de 80% dos leitores, mas um parágrafo bom pode levar o leitor a ir até o final, se identificar com seu texto e se tornar um divulgador do seu conteúdo.

 

#7 Utilize recursos de SEO para ser encontrado

Sempre otimize seu artigo.

Utilize as técnicas de SEO (Otimização para Ferramentas de Pesquisa) e as ferramentas disponíveis da sua plataforma de publicação (Word Press, Blogger, Etc) para que seu conteúdo seja encontrado com facilidade pelas pessoas quando buscarem informações através do Google.

Para saber mais sobre otimização de busca, leia nosso artigo sobre SEO e Google: como funciona e como aparecer nos resultados.

 

#8 Analise seu desempenho

A melhor forma de saber como criar um blog de sucesso é analisando o que dá certo e o que não dá. Ou seja, você precisa analisar frequentemente seu desempenho.

Faça uma agenda mensal de verificação dos principais KPIs (“indicadores chave de desempenho”) como por exemplo:

  • Artigos mais acessados
  • Tempo de permanência no blog
  • Principais páginas de entrada de seu blog
  • Principais páginas de saída, etc

Isso pode ser verificado se você instalar em seu blog o Google Analytics, uma ferramenta gratuita e poderosa de análise de websites que dará o raio-x de tudo o que acontece na sua página.

Após esta análise, faça melhorias periódicas no tipo de conteúdo que você está postando, como por exemplo:

  • Crie mais artigos sobre o tema que está sendo mais procurado pelos seus leitores;
  • Otimize os principais artigos para que atraiam mais visitantes (se não sabe o que é otimização, leia nosso artigo sobre SEO);
  • Melhore a qualidade das páginas que espantam os visitantes, etc.

 

Como criar um blog - Erros comuns

5 erros comuns ao criar um blog

Apesar das inúmeras vantagens de ter um blog corporativo, o uso incorreto dele pode acarretar em uma imagem negativa para a empresa, ou transmitir uma ideia errônea sobre seus serviços.

Como diz o ditado: sábio é aquele que aprende com os erros dos outros. Portanto, selecionamos abaixo alguns dos erros mais comuns para você saber como criar um blog sem cometer estas verdadeiras “gafes digitais”.

 

Erro #1: Utilizar um endereço gratuito

A utilização de domínios gratuitos como WordPress, Blogger e outras plataformas (suaempresa.wordpress.com ou suaempresa.blogger.com ) pode economizar uns trocados, mas passa para potenciais clientes a ideia de um site amador ou de uma fonte não confiável.

COMO RESOLVER ISSO?

Investir em um domínio é essencial para dar credibilidade a seu conteúdo.

Então, como dizia meu pai, “tire o escorpião do bolso” e invista em um bom domínio do tipo www.suaempresa.com.br, e instale lá seu blog corporativo.

Se preferir, utilize um subdomínio como blog.suaempresa.com.br. A imagem da sua marca agradece! 🙂

Erro #2: Usar o blog apenas como forma de propaganda

Nada mais chato do que pessoas que só falam de si mesmas, não é verdade? Com empresas a ideia é a mesma: falar apenas de seus produtos e utilizar o blog corporativo como mera propaganda é um dos erros mais comuns das empresas.

Não trazer conteúdo relevante para um possível cliente faz com que ele rapidamente saia do site e não tenha interesse em retornar.

Ao contrário das formas de propaganda e anúncio tradicionais, na internet as pessoas escolhem o que querem ver, e quando algo não as agrada, ele é facilmente descartado.

COMO RESOLVER ISSO?

Ao invés de escrever sobre seu produto ou serviço, escreva sobre sua área de atuação, educando o seu cliente nos assuntos que sua empresa tem know-how. Seu blog será muito mais interessante, e causará um impacto poderoso nos leads.

Erro #3: Não atualizar o blog constantemente

Investir em um blog corporativo para depois deixá-lo às moscas é muito comum e pode passa a ideia de falta de comprometimento aos seus futuros clientes.

Conteúdo frequente faz com que potenciais clientes e clientes retornem ao seu site, gerando um relacionamento e aumentando a possibilidade de um fechamento de negócio.

COMO RESOLVER ISSO?

Você estará sabendo como criar um blog quando publicar pelo menos 4 artigos mensais (1 por semana). Postar 8 artigos mensais (2 por semana) é um bom número, e o que grande parte das empresas fazem.

Já com 12 artigos mensais (3 vezes por semana), se prepare para “bombar”, pois verá o número de visitas crescer exponencialmente.

Erro #4: Publicar conteúdos repetidos ou irrelevantes

Por mais simples que seja seu produto ou área de atuação, certamente há diversos assuntos para explorar no calendário de conteúdo de seu blog corporativo.

Ficar postando sempre a mesma coisa é cansativo, mas ainda assim há muitas empresas que fazem exatamente isso.

COMO RESOLVER ISSO?

Se pergunte: como criar um blog usando o know-how que minha empresa possui em seu segmento? Verifique o que o seu público mais gosta e invista na publicação de respostas para perguntas frequentes, artigos que tirem dúvidas sobre a área de atuação da empresa.

Verifique também o que seus concorrentes estão postando nos blogs deles e seja criativo!

Erro #5: Não utilizar o blog para aprender sobre seu mercado e clientes

As interações que virão através de seu blog serão muito ricas e estrategicamente esclarecedoras. Mesmo assim a maioria das empresas não acompanham a repercussão dos artigos, e deixam de obter informações valiosas para tomadas de decisão futuras. Um erro comum que você pode evitar.

COMO RESOLVER ISSO?

Se há um local onde você irá receber feedback, críticas construtivas sobre seu conteúdo e até seu produto ou serviço, esse lugar é a área de comentários do blog corporativo.

Você precisa aprender a receber e aproveitar esse feedback de forma a melhorar seu negócio e ganhar mais credibilidade. Interaja, leia os comentários, responda, e faça do seu blog uma fonte de informações estratégicas.

Resumo de como criar um blog:

Vamos recapitular o conteúdo acima…

8 fundamentos de como criar um blog da forma correta:

  1. Conheça seu público alvo
  2. Seja relevante
  3. Trabalhe bem a estrutura do seu blog
  4. Utilize palavras-chave
  5. Revise os textos antes de postar
  6. Ofereça seu conteúdo da forma mais atrativa possível
  7. Utilize recursos de SEO para ser encontrado
  8. Analise Seu Desempenho

E não cometa os 5 erros abaixo:

  1. Utilizar um endereço gratuito
  2. Usar o blog apenas como forma de publicidade
  3. Não atualizar o blog constantemente
  4. Publicar conteúdos repetidos ou irrelevantes
  5. Não utilizar o blog para aprender sobre seu mercado e clientes

Como empresários e gerentes de marketing podem começar?

Como você pode perceber, há um jeito correto de como criar um blog, e armadilhas ao longo do caminho.

Para alguns de vocês, uma boa opção será criar o blog corporativo sozinho, experimentando cada dica acima e vendo com seus próprios olhos os resultados delas.

Há muito conteúdo em nosso blog sobre o assunto, e na Internet de forma geral. Com persistência, seu blog será cada vez melhor.

Para outros empresário a melhor opção será contratar uma agência de marketing digital, que irá ajuda-los a planejar, criar e gerenciar o blog corporativo de forma integrada, garantindo sua eficácia no médio prazo.

Se esse é o seu caso, dê uma olhada na proposta de trabalho da Agência Pomar neste vídeo aqui. Temos cases fantásticos de como um blog pode ser efetivo para gerar vendas através da Internet.

Espero que estas dicas seja para você o “caminho das pedras” de como criar um blog que gere negócios.

Até a próxima!

Alex Carnier
Alex Carnier
Empreendedor e estrategista de marketing. Acredita que com conhecimento e capacitação é possível fazer qualquer coisa. Nos últimos 10 anos vem ajudando empresas de diversos setores a fazer acontecer!