Com o mercado cada vez mais competitivo, a operação de Marketing, responsável por gerar demanda para o departamento comercial, se torna fundamental para o sucesso (ou fracasso) do negócio. A Terceirização do Marketing (através de uma agência) pode solucionar rapidamente este problema.
Tudo, através de profissionais experientes e orientados a resultados. O custo operacional é baixo e a geração de demanda para a empresa é garantida.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
- Marketing e Vendas: geração de demanda e fechamento do negócio andando juntos
- O Papel de uma Agência de Marketing Terceirizada
- Equipe Interna x Agência de Marketing: qual a melhor opção?
- Terceirização do marketing: o que apenas uma Agência pode fazer por sua empresa?
- Suba de nível através de uma Agência de Marketing
Marketing e Vendas: geração de demanda e fechamento do negócio andando juntos
Uma relação saudável entre vendas e marketing é a chave para o sucesso do negócio, especialmente em pequenas e médias empresas.
Os esforços de marketing devem desenvolver e nutrir leads. A equipe de vendas vai levar o cliente interessado até o fim do processo de compra.
Quando pesquisam no Google, as pessoas procuram os itens que elas tem interesse, antes mesmo de fazer contato com um vendedor.
Isso torna o marketing ainda mais crucial para diferenciar sua empresa dos milhões de concorrentes que aparecerão nos resultados de pesquisa.
60% do processo de compra já está feito quando um lead entra em contato com um vendedor.
Com a terceirização do Marketing, experientes profissionais, orientados a resultados, ficam à disposição da sua empresa imediatamente. Eles configuramm os processos, estratégias e objetivos de negócio que levarão sua empresa para o próximo nível.
O Papel de uma Agência de Marketing Terceirizada
Como responsável pelo marketing, uma agência terceirizada terá muitos papéis para preencher, que influenciam diretamente o negócio. Veja abaixo 5 atribuições fundamentais que uma agência de marketing orientada a resultados possui:
#1 Qualificar a experiência do cliente
Uma agência deve garantir uma excelente experiência de marca para os clientes em potencial. O que inclui a experiência através do conteúdo digital da empresa. Entre os principais serviços, estão:
- Bom desenvolvimento de um website;
- gestão qualificada de redes sociais;
- educação e agregação de valor através de conteúdos de blog, entre outros.
#2 Trabalhar em cooperação com o depto. comercial
Esqueça aquele antigo embate entre Marketeiros e Vendedores. O Marketing do século XXI não anda separado do Comercial, além de ser muito focado em vendas.
A agência deve trabalhar em estreita colaboração com o pessoal de vendas e as outras áreas de apoio dentro da empresa. Desta forma, é mais fácil que as metas de faturamento obtenham sucesso.
#3 Entregar Leads Qualificados
Após um acordo entre marketing e vendas, a agência deve otimizar a receita. Mas como? Através da apresentação de leads qualificados para os vendedores!
O acompanhamento do projeto de marketing é fundamental para filtrar os leads qualificados daqueles que não se enquadram adequadamente. Só assim, após alguns ciclos de análise, a agência poderá entregar leads qualificados.
#4 Elaborar propostas de melhorias na estratégia
Uma agência de marketing deve sugerir melhorias nos processos de marketing e vendas.
Ela adquire esse conhecimento para auxiliar o CEO na tomada de decisão através de testes, utilizando softwares de automação de marketing como RD Station e Hubspot, usando CRM de vendas e outras pesquisas data-driven.
#5 Ser uma conselheira estratégica do CEO da empresa
Por fim, a agência deve atuar como a mão direita do CEO, transferindo know-how para tomadas de decisão nas áreas de marketing e vendas.
Quando uma agência cumpre cada uma dessas funções, ela permite que marketing e vendas trabalhem em conjunto. Acabam as desculpas de quem é culpado, e isso ajuda o CEO a ter visão do que ocorre na empresa.
Equipe Interna x Agência de Marketing: qual a melhor opção?
Olhando para a lista acima, talvez você possa pensar que contratar uma agência não é necessário. Você deve achar também que que alguém da sua equipe poderia preencher essas funções com a mesma facilidade.
Mas uma agência que cuida da terceirização do marketing possui um conjunto de qualidades únicas que seus colaboradores dificilmente irão ter.
Terceirização do marketing: o que apenas uma Agência pode fazer por sua empresa?
A terceirização do marketing trará a necessária “visão de fora” para o projeto
Pessoas que trabalham juntas por muito tempo tendem a pensar da mesma forma e se apegarem a uma ideia. Elas ficam acomodas, ou seja, estão confortáveis com aquilo que está “funcionando” no momento.
Uma agência terá uma visão externa dos processos, procedimentos e pessoal da empresa.
Ela pode entrevistar outros diretores sem preconceitos, avaliar os planos de marketing e vendas atuais do ponto de vista de um cliente.
Com esta informação pode examinar os clientes e desenvolver novos insights sobre as táticas de marketing da empresa.
Uma agência agregará experiência em diversos segmentos de mercado
Uma agência de marketing entra em contato com uma variedade enorme de indústrias e segmentos de mercado. Por trabalhar com diferentes pessoas, está atualizada sobre as melhores práticas e tendências.
Além disso, elas trazem um conjunto de habilidades que não existe no momento dentro da sua empresa.
Eles também terão conexões com outros profissionais que repassam informações necessárias para executar as estratégias de marketing da sua empresa.
Uma agência pode liderar imparcialmente novos projetos
As empresas que atravessam um período de transição como aquelas que estão crescendo a um ritmo sem precedentes, as que perderam um membro-chave da equipe executiva, ou as que estão reposicionando sua marca, vão experimentar conflitos de interesse ou confusão na administração da equipe.
Uma pessoa de fora pode ajudar a liderar a mudança durante a turbulência e trabalhar para que esta transição seja feita em um ambiente mais estável, uma vez que eles não terão formado alianças ou relacionamentos com membros da equipe.
Os profissionais da agência irão agregar ao projeto os diferentes tipos de cultura empresarial e estilos de gestão que tiveram contato ao longo de suas carreiras. Estes insights sobre o que funciona e o que não funciona é um trunfo inestimável em períodos de mudança ou incertezas.
Suba de nível através de uma Agência de Marketing
Reflita sobre os benefícios que uma agência pode trazer à empresa. Especialmente, nestes três casos:
- Se as ações de marketing da sua empresa são feitas de forma lenta;
- se a equipe de gestão atual está em conflito;
- se sua empresa está em fase de transição.
Insira sangue novo no projeto através da visão e engajamento de uma agência contratada. Pode ser o empurrão que seu negócio precisa para avançar e alcançar novos patamares.
As novas ideias e o posicionamento imparcial aliados à variada experiência de uma agência de marketing revitalizam o seu negócio e desafiam a sua equipe interna a produzir um trabalho realmente original.
Se restou alguma dúvida, saiba mais sobre o trabalho de uma agência de marketing estratégico.