Investir em estratégias de marketing digital hoje é indispensável para qualquer empresa que queira se destacar no mercado. Isso é fato!
O problema é que muitas empresas não costumam calcular o ROI (retorno sobre investimento), não sabendo se estão obtendo retorno significativo sobre seus esforços.
Isso pode ser um erro fatal, pois se não houver uma mensuração e um acompanhamento efetivo dos recursos que estão sendo aplicados em suas campanhas, pode-se estar perdendo muito dinheiro, sem nem mesmo saber.
O investimento em marketing, como qualquer outro, seja ele qual for, deve ser feito de maneira inteligente.
É preciso medi-lo e monitorá-lo continuamente, para que seja possível verificar se o dinheiro de sua empresa está sendo empregado corretamente.
Você saberia dizer qual meio de divulgação tem sido mais eficaz para o seu negócio?
Quanto tem investido em estratégia de marketing?
E se essas estratégias têm trazido lucro, prejuízo ou ficado no zero a zero?
Se houve hesitação em responder algumas dessas perguntas, não se assuste! Há um meio bastante simples que irá ajudá-lo a respondê-las.
Basta aprender a calcular o “return on investment” — retorno sobre investimento — ou simplesmente ROI.
ROI é uma métrica utilizada para mensurar o resultado financeiro de certo investimento.
É o que sua empresa ganhou (ou perdeu) ao investir dinheiro e tempo em determinado projeto.
Para calculá-lo é muito fácil, além de permitir com que você saiba se está aplicando corretamente seu capital.
Ou seja, se você está ganhando ou perdendo dinheiro como resultado de suas estratégias de investimento.
A propósito, o ROI também é conhecido como:
Usamos a seguinte fórmula para calcular o ROI:
Se quiser saber os valores em termos percentuais, basta multiplicar o valor obtido na fórmula por 100.
Se o ROI for maior que zero, teoricamente você ganhou dinheiro. Porém há outras variáveis para analisar.
Esse ROI será bom ou ruim dependendo do TEMPO que você precisou para obtê-lo:
Não se esqueça de que Ganho Obtido não é necessariamente o valor das vendas, mas sim da Margem de Lucro que obteve das transações.
Se sua margem for de 30%, por exemplo, deve subtrair 70% do valor das vendas para obter o Ganho.
Assim sua mensuração é baseada no que interessa: o lucro!
Acompanhe comigo um exemplo baseado em casos reais dos projetos que gerenciamos aqui da Agência Pomar. Os números se aproximam a investimentos reais em marketing digital.
Imaginemos que, durante o último ano, uma empresa investiu R$ 120 mil em uma estratégia de marketing digital anual. Uma média de R$ 10 mil/mês ao longo dos 12 meses.
Esta empresa não precisou recrutar nenhum funcionário interno para executar estas ações, terceirizando 100% do marketing para a agência de marketing digital.
Dessa forma, nesse valor está incluído apenas os honorários da agência para realizar o planejamento, a criação de websites e campanhas, e gerenciamento das ações (R$ 7 mil/mês), e o investimento feito em links patrocinados no Google Adwords e no Facebook Ads (R$ 3 mil/mês).
Essa empresa possui um produto que tem um ticket médio de R$ 10 mil / produto, com uma margem de 40%.
Isso quer dizer que precisaríamos contribuir na geração de no mínimo 30 vendas para “empatar”, ou seja, cobrir todo o investimento em marketing com a margem de lucro.
Sabiamente, no início do projeto, esta empresa definiu os KPIs (indicadores de resultados, saiba o que é KPI nesse artigo aqui), e pode mensurar todos os dados que estas ações de marketing digital geraram ao longo do tempo.
Assim, ela identificou quais os clientes e as vendas que vieram especificamente desta estratégia: 100 clientes compraram este produto.
No fim do ano, somaram todas estas vendas, e perceberam que faturaram R$ 1 milhão de reais em 12 meses.
Qual foi o Retorno sobre o investimento? Simples:
No exemplo acima o ROI foi de 230%, ou seja, a empresa ganhou 2,3 vezes mais do que investiu em marketing digital.
Certamente ela renovará o contrato com a agência. 😉
Muitas empresas gastam bastante dinheiro e tempo em estratégias de marketing sem nem mesmo saber se as mesmas estão trazendo retorno ou não.
Com o cálculo do retorno será possível verificar quais ações estão trazendo maiores resultados, sendo possível aplicar seu dinheiro corretamente, evitando gastar com aquelas estratégias que não agregam nenhum valor à empresa.
Com o cálculo do ROI é possível que a empresa reavalie seus objetivos e metas, podendo assim redefinir suas estratégias de marketing, buscando melhores alternativas, e se necessário, modificando o planejamento de suas campanhas, focando principalmente nas mídias cujo ROI foi mais positivo.
Quanto mais ferramentas as empresas puderem utilizar para melhorar seu faturamento, melhor, e o conhecimento de sua realidade financeira é o primeiro passo para o sucesso.
Se você souber usar as ferramentas corretas, será muito mais simples tomar as decisões certas para investir no negócio certo.
Um acompanhamento contínuo do ROI de suas campanhas de marketing poderá informá-lo se sua empresa está no caminho certo e recebendo os resultados esperados.
Caso os números estejam tomando um rumo contrário ao pretendido, ainda dará tempo de modificar as estratégias.
O ROI também poderá demonstrar que talvez aquela campanha não esteja trazendo resultados naquele exato momento, mas que seus esforços poderão trazer retorno em longo prazo, só é preciso acompanhar o desenvolvimento daquele projeto de perto.
Como vimos, é sempre importante ter em mente que os números são a chave para avaliação de todo o processo.
Portanto não abra mão de sempre calcular o ROI de cada estratégia de marketing que sua empresa implementar, pois só assim será possível manter o foco naquilo que realmente importa: o sucesso financeiro do seu negócio!
Quanto melhores forem seus esforços de marketing, melhor será seu ROI e mais vantagens você terá sobre a concorrência.
Assim, procure explorar o máximo possível todas as ferramentas que o marketing digital oferece para que o ROI da sua empresa seja cada vez maior.
Essa é uma via de mão dupla, quanto maior seu ROI, melhor seu marketing e vice-versa.
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Um abraço e até a próxima!