Crises econômicas são como tempestades: imprevisíveis e, muitas vezes, devastadoras. É difícil saber como ela vai se comportar e que tipo de dano vai causar.
Durante esse período, pessoas, governos e organizações buscam sempre a melhor forma de lidar com elas — é preciso adotar táticas mais seguras e economicamente viáveis.
Em termos de estratégia de marketing, podemos dizer com certeza: o marketing digital é um verdadeiro porto seguro para o empresário que teme a crise.
Em cenários bastante drásticos, podemos vislumbrar shoppings e ruas de comércio vazias, sem produtos nas prateleiras e, claro, lojas fechando.
A crise tem efeitos implacáveis no mundo “físico”, mas no mundo digital a situação pode ser bem mais aprazível.
Se sua empresa tem presença forte e consolidada na internet, pode fazer bom uso do marketing digital para se proteger dos efeitos nocivos da crise e sair praticamente ileso dela!
Conheça a importância de apostar no marketing digital em tempos de crise.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
Por que investir em marketing digital em tempos de crise?
A primeira palavra que vem à nossa cabeça durante períodos de crise é, sem dúvida, “economia”.
Um empreendimento tem muitos custos: aluguel, contas, impostos, pagamento de funcionários, e alguns contratempos que geram despesas incompatíveis com qualquer dificuldade. Cortar algum um desses itens, mesmo que se mostre necessário, pode ser muito prejudicial para o seu negócio.
Em contrapartida, uma loja virtual funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, não tem aluguel, não paga IPTU e não tem conta de energia — em alguns casos paga-se apenas a hospedagem da plataforma (as opções são muitas e com preços bem razoáveis) e o seu desenvolvimento (existem templates prontos e de baixo custo).
Além disso, a necessidade de funcionários para lidar com um empreendimento virtual é mínima.
Considere o marketing digital como uma forma de investimento – investir para economizar.
Com ele, é possível atrair clientes, manter seus negócios ativos, valorizar o seu produto, cativar pessoas, gerar credibilidade e tornar-se autoridade na sua área de atuação, a um baixo custo de investimento e altas taxas de retorno.
Saiba tudo sobre as vantagens de investir em marketing digital.
Promova seus produtos e serviços com um ROI de até 275%
Com um site ou e-commerce bem estabelecido, é hora de promover seus produtos e serviços. Em tempos de crise, ações de promoção clássicas, como revistas, rádio e TV são as primeiras a serem limadas do orçamento — são caras e de baixa mensuração.
Por outro lado, as ações de marketing digital requerem um investimento bem mais moderado, atingem seu público de forma certeira e permitem que a visualização dos resultados aconteça de forma detalhada e completa.
O Inbound Marketing, por exemplo, é uma estratégia que retorna em média 275% do investimento, muito acima do ROI de estratégias de marketing offline.
Você pode estar se perguntando: como?
Existem muitas maneiras e, dependendo do canal, você consegue atingir diferentes pessoas dentro do seu público alvo, medir resultados com as mais diferentes ferramentas disponíveis e cativar ainda mais as pessoas admiradoras da sua marca.
Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma delas?
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Redes sociais
Nas redes sociais, é possível investir e elaborar posts pagos, fazer uso de hashtags para campanhas direcionadas, integrar diferentes plataformas falando sobre um mesmo assunto, selecionar o público-alvo e direcionar suas campanhas diretamente a eles, etc.
Basta que você conheça o seu público-alvo e desenvolva ações que irão com toda certeza atraí-los.
As redes sociais como o Facebook e LinkedIn têm ferramentas próprias de análise de resultados, indicando alcance orgânico e pago, faixa etária, gênero e localidade de cada um dos atingidos.
Além disso, possibilita com que você direcione suas campanhas a públicos de uma localidade específica ou indivíduos com idades e gêneros alvo.
Conheça mais sobre a importância das redes sociais na divulgação do seu negócio e saiba como gerenciá-las.
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Ferramentas de busca
Hoje em dia, é muito comum ouvir que “se não está no Google, não existe”.
Por isso, você precisa ser encontrado e disponibilizar seus canais de comunicação nas principais ferramentas de busca da internet.
No Google, que deve ser usada como uma importante ferramenta pelo empresário no meio virtual, é preciso investir nas estratégias de SEO e em AdWords — determine as palavras-chave certas para aprimorar a busca pelo seu conteúdo no Google e para que o seu site figure nas posições de destaque nos resultados de busca.
Através das ferramentas disponibilizadas pelo próprio Google, também é possível medir o alcance e determinar melhores palavras chave para ser encontrado com facilidade, utilizando recursos auxiliares como o Google Trends, Notícias do Google e até mesmo os termos mais procurados de redes sociais.
Tudo ao seu favor, para conquistar os melhores resultados!
Saiba mais sobre SEO e sua importância para o marketing digital.
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Blogs
Além disso, é importante produzir e publicar no seu blog empresarial um conteúdo educativo e de qualidade, de acordo com o produto ou serviço que a sua empresa oferece.
Isso faz com que o seu negócio tenha credibilidade, você seja considerado autoridade no assunto e, ainda por cima, tire dúvidas de clientes que ainda não tinham certeza sobre o seu produto.
Sabe o que falei acima sobre ser encontrado pelas ferramentas de pesquisa?
Os blogs também ajudam você a ser indexado nas principais ferramentas com posições ótimas, conforme as pessoas linkam seus sites para algum conteúdo que você produziu.
Com isso, é possível analisar seu impacto sobre as pessoas e os conteúdos que elas mais gostam que você escreva, e você pode investir nele de forma muito barata, já que a única coisa necessária para ter um blog é uma hospedagem própria.
Já demos aqui as razões para ter um blog corporativo e também as dicas fundamentais para a sua criação.
Gerando demanda mesmo em tempos de crise
A grande beleza do marketing, de forma geral, é prover ferramentas para que as organizações continuem gerando demanda para seus produtos e serviços mesmo diante de contextos econômicos e políticos desfavoráveis.
O marketing digital amplia todo esse espectro, atingindo as especificidades do mundo virtual e encontrando oportunidades únicas de fazer negócio.
Usuários estão sempre em busca de novos produtos e serviços cada vez mais específicos para sanar suas necessidades — cabe à sua empresa atraí-los para oferecer as melhores soluções.
Como você está reagindo aos efeitos da crise que enfrentamos?
Já faz uso das ferramentas e estratégias do marketing digital?
Compartilhe a sua experiência com a gente!
Sucesso!