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Como fazer marketing B2B ou marketing industrial pela Internet?

Marketing Industrial, ou Marketing B2B são estratégias de marketing para indústrias e empresas fornecedoras de outras empresas – o conhecido business to business.

99% dos compradores industriais utilizam a internet para cotar. Agora mesmo, enquanto você está lendo este artigo, há milhares de compradores procurando os melhores fornecedores para suas necessidades no Google e outros buscadores.

Como fazer com que estas empresas encontrem a sua? Este artigo lhe dará um caminho para que sua empresa ou indústria construa uma forte presença digital, e gere oportunidades de negócio relevantes para seus vendedores.

Usando a internet para fazer Marketing B2B

A internet tem sido destino de grandes investimentos de marketing industrial. Estar com sua indústria na Internet (ter uma presença digital) é uma necessidade que não dá para negligenciar.

Porém não basta apenas criar um site que tudo está resolvido, é preciso ter boas estratégias de marketing digital para que ele sirva um propósito claro: gerar oportunidades de negócio.

A todo momento são lançados na Internet novos canais e ferramentas que auxiliam o trabalho de marketing B2B e de negócios. É preciso estar antenado nas novidades e compreender quão estratégico para o negócio será o trabalho de uma agência de marketing digital.

Na internet se encontra de tudo

Atualmente, quando queremos comprar um produto, por exemplo, mesmo que seja um lançamento bastante recente, é possível saber tudo sobre aquele produto, descrições técnicas, preços, promoções e até mesmo a experiência de outros usuários, se foi positiva ou não.

Isso quer dizer que mesmo que você não se coloque na web, os seus produtos e a sua marca possivelmente um dia chegarão lá pelas postagens de seus clientes. Então, é preciso se adiantar e se posicionar com uma presença digital forte, acompanhar os perfis de seus clientes e também ver o que seus concorrentes estão fazendo por aqui.

Marketing B2B

Marketing B2B 100% mensurável

Na internet, você pode acompanhar tudo o que está acontecendo no seu site e nos perfis de redes sociais por meio de ferramentas. É possível saber quantas visitas seu site recebeu e por onde os usuários navegaram.

Ou seja…

Marketing digital é 100% mensurável

É possível organizar campanhas de marketing B2B enviando o anúncio da sua empresa para pessoas de perfis específicos e saber como foi o desempenho desses anúncios e, inclusive, a geração de vendas a partir deles.

Marketing Industrial

As 5 etapas principais do marketing industrial digital

O marketing industrial digital possui basicamente 5 etapas:

#1 Definição do cliente ideal (persona)

Antes de iniciar qualquer ação, é preciso definir a persona do seu público-alvo. Ou seja, saber para que tipo de empresa/cliente iremos direcionar os anúncios e campanhas de marketing.

Uma persona é a representação do seu cliente ideal, e deve possuir as 3 características abaixo:

  1. Deve ter interesse na sua solução;
  2. Deve ter capacidade de comprar sua solução (verba para isso);
  3. Deve poder decidir pela sua solução (ser de um cargo decisório dentro da empresa).

#2 Atração e captação de leads/prospects

Após a definição do seu cliente ideal, usaremos canais específicos para atrair estes possíveis clientes para o seu website.

Nessa etapa, são utilizadas ações específicas em diversos canais. É possível criar um anúncio e colocar na internet através de banners em sites, ou em uma posição de destaque no Google.

Veja os exemplos abaixo. Se desejar saber mais sobre cada um deles, é só clicar no link,

Google Adwords – criando anúncios no Google a partir de palavras-chave relativas à sua solução,

Tráfego orgânico – que se origina dos resultados não pagos do Google (a partir da 5a posição). Isso é feito através de conteúdo e de SEO.

Redes Sociais – pessoas que conheceram sua empresa através do Linkedin, Facebook, Twitter, etc.

Nas redes sociais, como no Facebook, por exemplo, a partir de uma Fanpage, os anúncios são criados na própria plataforma.

Você pode escolher o perfil de usuários da rede para os quais você gostaria que o anúncio fosse exibido, como sexo, localização geográfica, interesses, faixa etária, acontecimentos pessoais e profissionais, etc.

#3 Engajamento e relacionamento

Não basta apenas conquistar um possível cliente, sua marca deve encantá-lo, evidenciando quão eficaz é a sua solução. Para isso, é necessário ações de engajamento e relacionamento.

São ações de relacionamento feitas pelas redes sociais, por email marketing e pelo inbound marketing, onde é possível agregar valor à sua marca e fornecer conteúdo de qualidade acerca do produto ou serviço que você oferece.

#4 Conversão em Vendas

Nesta etapa é quando acontece a venda ou a assinatura do contrato.

Depois dessa etapa, há um retorno à etapa anterior, no sentido de manter um relacionamento de pós-venda com o seu cliente e estimular a interação dele com os seus canais, recebendo feedbacks positivos e a possibilidade de novas conversões e/ou novos leads.

#5 Análise de resultados e melhorias

Um plano de marketing industrial digital deve prever análises periódicas para verificar se os KPIs (indicadores de resultado) estão bons, ou se é necessário fazer alguma alteração no projeto.

O Google Analytics é a ferramenta ideal para isso.

Inicie já uma campanha B2B de marketing indutrial digital

Um bom trabalho de marketing B2B digital pode ajudar muito sua indústria B2B, não apenas inserindo-a num ambiente web, mas fazendo você se posicionar no mercado e frente aos seus possíveis clientes.

Mas essa não é uma tarefa fácil, e muito menos simples. Agências de marketing digital como a Agência Pomar pode startar ações muito rapidamente, trazendo muitos resultados para seu negócio.

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Sucesso e até a próxima!

Alex Carnier
Alex Carnier
Empreendedor e estrategista de marketing. Acredita que com conhecimento e capacitação é possível fazer qualquer coisa. Nos últimos 10 anos vem ajudando empresas de diversos setores a fazer acontecer!