Fazer uma estratégia de marketing digital sem aplicar ou mesmo saber o que é KPI (Key Performance Indicator ou Indicador-Chave de Desempenho) é como navegar em alto mar sem uma bússola. Certamente você ficará perdido sem saber o que fazer sem eles.
Como veremos, os KPI’s devem estar presentes em todas as estratégias de Inbound Marketing pois são os indicadores da saúde do projeto e da direção que ele está tomando.
No post de hoje, vamos tentar entender o que é KPI e como utiliza-lo para acompanhar de perto o desempenho de sua estratégia.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
O que é KPI?
De maneira bem simples e objetiva:
KPIs são indicadores de resultados.
São como a bússola para o navio. É através deles que sabemos como as coisas estão andando, e para onde estamos indo.
É comum que os KPI’s sejam confundidos com métricas pela proximidade dos conceitos, mas na verdade os KPI’s são derivados das métricas.
Por exemplo, as visitas em um site são um exemplo de métrica. A taxa de conversão (que varia da métrica visitas) é um KPI.
Para ficar mais fácil, podemos pensar assim:
- Métrica = Número absoluto (visitas).
- KPI = Porcentagem da métrica (taxa de conversão).
Ou seja, sua taxa de conversão mostra seu desempenho em relação as visitas.
Podemos dizer que o objetivo dos KPI’s é listar o desempenho de seu negócio em relação as principais métricas.
Qual é a importância dos Indicadores de Resultados (KPI’s) numa estratégia de Inbound Marketing?
Registrar seu desempenho como citado anteriormente já é um exemplo da importância dos KPI’s, pois o empreendedor poderá acompanhar o que de mais importante está acontecendo em seu negócio.
Além disso, ter um histórico de desempenho a partir desses indicadores de resultados lhe dará fundamentos para decidir quais serão suas próximas ações de marketing a fazer. E também quais deixar de fazer em detrimento de uma baixa performance.
Isto significa que está aumentando a possibilidade de um bom retorno sobre o investimento.
Entender e mapear os seus desempenhos é fundamental para saber onde investir para obter os melhores resultados. Quando consegue fazer isto aumenta os lucros de sua empresa, principalmente por estar evitando gastos que serão desnecessários.
Como definir meus KPIs?
Acabamos de citar investimentos e como você pode aumentar seus lucros ao saber investir no que lhe proporciona os melhores desempenhos.
Mas é importante deixar claro que isto só irá acontecer se souber escolher os principais KPI’s do seu negócio.
Para lhe ajudar na decisão dos melhores KPI’s vamos listar alguns que fazem parte de estratégias de Inbound Marketing.
O que é KPI: 3 exemplos clássicos
1. Taxa de Cliques
Toda estratégia de Inbound que se preze tem algum tipo de ação de e-mail marketing. O motivo para isto é o fato do e-mail ainda ser o melhor vendedor da internet.
Muito provavelmente seu negócio irá realizar alguma ação neste sentido. E como está intimamente ligado ao desempenho de vendas, é fundamental acompanhar este KPI, pois ele é um indicador essencial para seu sucesso.
2. Custo Por Lead
Se o número de leads é uma métrica, o custo por aquisição é provavelmente o seu principal KPI. Acompanhe regularmente quanto está precisando investir para conquistar um lead, não apenas para saber os gastos, mas para saber quanto pode lucrar em cima deste cliente em potencial!
O essencial para ter um negócio de sucesso é sempre saber como e quanto pode gerar de lucro nas suas investidas.
3. Engajamento nas suas publicações
É interessante acompanhar o número de seguidores em seus perfis, mas de nada isso adiantará se você não fizer o acompanhamento do desempenho de suas publicações.
O engajamento é um indicador muito importante, pois reflete os seus sinais sociais e a força da sua marca.
Pode não parecer importante inicialmente, mas se você pensar que as redes sociais são um canal de comunicação direto com o seu público, sua visão com certeza irá mudar.
O que achou das KPIs que listamos?
Na sua estratégia de Inbound Marketing você acompanha outros indicadores que não citamos? Deixe seu comentário e participe de nosso blog.
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Até a próxima!