EQUIPE

Em cada projeto, uma equipe é recrutada para planejar e projetar a campanha. Confira abaixo os profissionais envolvidos e o papel de cada um na semeadura, cultivo e colheita dos frutos da Pomar.

ATENDIMENTO

Diretor de Atendimento
Dirige, supervisiona e coordena o departamento de atendimento da agência, traçando, juntamente com a diretoria geral, a política e a filosofia do atendimento da agência.

Supervisor de Grupo de Contas
Coordena o atendimento, respondendo ou à diretoria da agência, ou à diretoria de atendimento, sendo o responsável pela supervisão geral de um grupo de contas, encarregando-se ou delegando as funções de planejamento mercadológico e de comunicação dos clientes sob sua responsabilidade.

Diretor de Contas
Principal executivo de uma conta ou grupo de contas, encarregado de coordenar as operações, no que diz respeito a briefings e demais documentos, podendo, por delegação do supervisor de contas, se encarregar do planejamento mercadológico e de comunicação das contas sob sua responsabilidade.

Executivo de Contas
Encarregado de executar todas as rotinas de trabalho do atendimento, incluindo informações e controles necessários ao andamento dos trabalhos de cada cliente. De acordo com o tempo de experiência, poderá estar situado no nível senior ou junior.

Assistente de Contas
Encarregado basicamente do seguimento (follow-up) dos trabalhos internos da agência com relação a determinada conta atendida.

CRIAÇÃO

Diretor de Criação
Dirige, supervisiona e coordena as atividades de todos os funcionários das áreas de criação, estúdio, produção gráfica, tráfego, produção eletrônica. Junto com a direção geral da agência, traça a política e a filosofia do departamento de criação e das áreas de suporte citados.

Supervisor de Criação (Grupo de Contas)
Supervisiona os trabalhos de um determinado grupo de contas, coordena de uma ou mais duplas de criação, sendo responsável, junto ao diretor de criação, pelo resultado desses trabalhos.

Diretor de Arte
Cuida da parta gráfica do anúncio ou peça publicitária (diagramação, fotos, etc.). Junto com o redator, forma a dupla de criação que atende determinado grupo de contas. Conforme a capacidade e experiência poderá ser sênior, júnior ou assistente.

Redator
Encarregado de transmitir por meio de palavras, a idéia criada junto com o diretor de arte, seja anúncio, roteiro de comercial, ou peça promocional com base no briefing passado pelo atendimento, submetendo-as ao supervisor de criação ou diretor de criação. De acordo com a experiência e ou capacidade poderá estar situado no nível sênior, júnior ou assistente.

Revisor
Responsável pela revisão geral de textos publicitários relativos a anúncios, folhetos, peças promocionais etc, que saiam da Agência.

Assistente de Revisão
Auxilia o revisor no desempenho de suas funções.

MÍDIA

Diretor de Mídia/Chefe Deptº. de Mídia
Dirige, coordena e supervisiona o departamento de mídia, traçando, junto com a diretoria, a política e a filosofia operacional do departamento.

Supervisor de Planejamento de Mídia
Participa do planejamento geral da campanha, encaminha o briefing e supervisiona todo o trabalho de planejamento.

Supervisor de Compra de Mídia
De acordo com a filosofia traçada pelo diretor de mídia, estabelece as premissas e efetua negociações com os veículos, visando sempre o maior retorno possível para os clientes da Agência. Supervisiona os coordenadores de grupos de contas.

Planejador de Mídia
Sugere, recomenda e coordena o levantamento de dados necessários ao plano de mídia. Analisa as informações de pesquisa e executa o planejamento, procurando sempre o maior atingimento ao menor custo possível. Acompanha toda a execução da campanha.

Coordenador de Mídia (Grupo de Contas)
Encarregado de toda rotina executiva do departamento, incluindo emissão de estimativas, autorizações, mapas de programação, recolhimento de material, além do acompanhamento do dia-a-dia das contas sob sua responsabilidade.

Supervisor de Pesquisa de Mídia
Responsável pelo trabalho de levantamento de dados sobre os diversos meios, pelo acompanhamento e análise das pesquisas de audiência, mercado, concorrência, etc, adquiridas pela Agência.

Assistente de Planejamento de Mídia
Por delegação do supervisor de planejamento, auxilia na elaboração do plano de mídia.

Assistente de Pesquisa
Auxilia o trabalho do levantamento e coleta de informações, analisa e qualifica as pesquisas adquiridas.

Assistente de Coordenação de Mídia
Responsável pelo andamento das rotinas do setor, acompanhamento e checagem das estimativas, autorizações a mapas de programação.

Checking
Coordena e supervisiona todo o trabalho de controle da execução dos planos, através dos boletins fiscais, elaborando documento mensal a ser enviado aos clientes da Agencia. Elabora os mapas de controle, checando as faturas dos veículos com os boletins oficiais

ESTÚDIO

Chefe de Estúdio
Dirige e coordena o pessoal e os trabalhos de layouts, ilustrações, diagramações, montagens e artes finais a cargo do estúdio, tornando-se responsável perante o diretor de criação pela qualidade do trabalho apresentado.

Ilustrador
Basicamente é o encarregado das ilustrações e/ou vinhetas finalizadas, podendo ainda efetuar marcações bem acabadas de layouts e story boards, quando designado para tal pelo chefe de estúdio.

Arte finalista
Encarregado da montagem da arte final. Dependendo de sua experiência capacidade e qualidade do trabalho, poderá estar no nível senior ou júnior.

Montador
Executa a etapa anterior à do arte finalista, ajudandoe dando assistência ao a este sempre que for designado pelo chefe de estúdio.

Assitente de Estúdio
Encarregado da programação, montagem de molduras e pastas para apresentações, prestando assistência às demais áreas do estúdio, de acordo com a designação do chefe de estúdio.

PRODUÇÃO ELETRÔNICA

Diretor Geral de RTVC
Encarregado de toda a política e filosofia do departamento de produção eletrônica, coordena a atividade de todos os funcionários do setor, com o objetivo de otimizar todos os aspectos referentes à produção, seja no tocante à área interna ou externa (fornecedores).

Produtor Executivo
Executa a produção de comerciais os spots, selecionando modelos, atores, locutores, etc, orientando os fornecedores sobre os objetivos visados pela Agência e supervisionando ou mesmo dirigindo os trabalhos de produção. É também encarregado de detalhes de produção e análise prévia e final de orçamentos, sob a supervisão do diretor de RTVC, devendo ainda zelar pelo material. da Agência, no que diz respeito a arquivos de modelos, de ambientes e dos fornecedores disponíveis.

Assistente de Produção
Auxilia o produtor executivo no desempenho de suas funções.

Operador de RTVC
Zela por todo o material eletrônico, pelo seu bom funcionamento e encarrega-se de todas as projeções da Agência.

Auxiliar de RTVC
Encarregado basicamente de fazer e controlar os arquivos do departamento e outras funções que lhe sejam delegadas por seus superiores.

PRODUÇÃO GRÁFICA

Chefe de Produção
Dirige, coordena e supervisiona o departamento de produção gráfica, sendo responsável perante o diretor de criação pela qualidade e custos dos trabalhos gráficos, bem como pela política de fornecedores da Agência.

Produtor Gráfico
Responsável pelo cadastro dos fornecedores e pelo acompanhamento, junto às gráficas e demais fornecedores, dos trabalhos em andamento, cálculos de composição, tomada de orçamentos e outras funções delegadas pelo chefe de produção.

Assistente de Produção Gráfica
Auxilia o produtor gráfico no acompanhamento dos trabalhos em andamento junto aos fornecedores, recepção e conferência de notas fiscais e encaminhamento das mesmas ao tráfego.

Auxiliar de Produção Gráfica
Dá suporte ao produtor gráfico, ou assistente de produção gráfica.

TRÁFEGO

Coordenador
Juntamente com a diretoria, estabelece a filosofia e a política de trabalho da Agência no que diz respeito ao relacionamento interdepartamental, além de coordenar tarefas e o pessoal do departamento.

Chefe de Tráfego
Supervisiona o andamento de todo o trabalho criativo da Agência, sendo responsável pela ligação entre atendimento, criação e produção, estabelecendo, junto a estes departamentos, critérios de prioridades e controle do fluxo dos trabalhos, além de ser o responsável pela compra e controle do material de arte e estúdio.

Tráfego
Controla a rotina de andamento dos trabalhos e seu fluxo na Agência, por meio de planilhas e envelopes de JOBs, confere notas fiscais e fornecedores e emite estimativas de custos para o atendimento. É responsável ainda pelo cadastro e atualização dos profissionais que poderão vir a ser utilizados pela Agência, negociando os custos dos mesmos.

Assistente de Tráfego
Assiste o Tráfego em todas as tarefas de apoio na área administrativa, assim como no que lhe for delegado.

Auxiliar de Tráfego
Executa tarefas de apoio.

PESQUISA E PLANEJAMENTO

Supervisor Geral de Planejamento
Supervisiona e coordena, juntamente com o atendimento e principalmente com o cliente, todo o planejamento das campanhas de propaganda traçando os caminhos, o posicionamento e os objetivos globais de marketing/comunicação de acordo com o planejamento estratégico.

Assistente de Planejamento
Coordena toda a execução do planejamento anteriormente definido pelo supervisor geral, atuando junto a todos os canais a serem levantados. É responsável ainda pela coleta de informações que são utilizadas no planejamento mercadológico do cliente, seus produtos e serviços.

Auxiliar de Planejamento
Auxilia na coleta de informações junto a órgãos, entidades oficiais, canais de distribuição, pontos de venda, etc.

Supervisor Geral de Pesquisa
Encarregado da formulação do problema a ser estudado na pesquisa, e posterior criação de hipóteses e estruturação completa do projeto, incluindo a confecção do roteiro ou do questionário que orienta a coleta de dados. Prepara a amostra e calcula a linha de erro padrão. Elabora ainda o plano de tabulação da pesquisa e orienta a análise dos resultados.

Coordenador de Pesquisa
Coordena a execução das pesquisas em todas as fases, incluindo o treinamento dos entrevistadores, a distribuição da amostra, a crítica das entrevistas.

Analista de Pesquisa
Orienta o processamento da tabulação (eletrônica e manual), incluindo a programação e montagem dos quadros e testes de significância dos resultados. Interpreta os dados coletados, relacionando causa a efeito. Elabora o relatório final da pesquisa.

Auxiliar de Pesquisa
Auxilia nos diversos trabalhos executados pelo departamento de pesquisa, desde a copiagem e montagem do questionário até a execução dos serviços tais como recrutamento de entrevistadores, locação de material, etc.