O que é lead? Descubra porque sem eles sua empresa não sobrevive
9 de outubro de 2015
Marketing Digital em tempos de Crise
A importância do marketing digital em tempos de crise
21 de outubro de 2015
Mostrar tudo

O que é Smarketing? A lucrativa harmonia entre Marketing e Vendas

Smarketing, planejamento de marketing e vendas

Os departamentos de Marketing e Comercial, apesar de estarem lado a lado dentro da estratégia de negócio, muitas vezes se vêem desalinhados no dia a dia da empresa.

Cada equipe acaba focando apenas suas próprias metas e solucionar seus próprios problemas, não se dando conta de que devem andar juntas para que ambas obtenham sucesso.

Este artigo tem por objetivo promover a harmonia entre marketeiros e vendedores gerando lucros para a empresa.

Descubra o que é Smarketing e veja os resultados decolarem!

Smarketing Marketing e VendasMarketing e Vendas: cada um no seu quadrado?

Vamos entender resumidamente as principais responsabilidades de cada departamento dentro da organização.

Divulgação SmarketingO que o Marketing faz?

O departamento de Marketing de qualquer companhia é o responsável por gerar demanda para os produtos e serviços dela.

Ele faz isso através de estratégias de posicionamento de marca, atração de clientes, relacionamento e transmissão dos diferenciais que sua empresa oferece ao mercado.

 

Smarketing e VendasO que a Equipe Comercial faz?

Uma vez identificado que um possível cliente está na etapa de decisão da compra, entra em ação a equipe de vendas, que identifica os melhores prospects através de vários indicadores.

Os vendedores são os responsáveis pela abordagem pessoal para o mapeamento de oportunidades que resulta em uma proposta comercial. Depois eles quebram possíveis objeções e fecham a venda, entregando o cliente para a área de operações da empresa.

Então qual é o problema entre os dois?

Vendo as atribuições de cada departamento acima, se relacionando intimamente com o mesmo cliente, é de se esperar que ambos sejam “unha e carne” dentro da empresa.

Mas, pasmem: não é incomum em algumas empresas haver um forte desalinhamento entre a equipe de vendas e o marketing.

Apesar das duas equipes terem o mesmo objetivo final – concluir uma venda – muitas vezes não se comunicam entre si e não conhecem os processos que a outra realiza para atingir esse objetivo.

Oportunidades e lucros estão sendo perdidos agora mesmo em consequência de desalinhamentos.

Além disso, a falta de comunicação gera compreensões equivocadas em ambos os lados, gerando muitas vezes os (famosos) desentendimentos entre as duas equipes no ambiente corporativo.

Se você se perguntou como resolver esse sério problema, aqui está uma fantástica solução: o Smarketing.

O que é Smarketing?

O smarketing é uma estratégia de marketing e vendas que tem por objetivo fazer com que os dois departamentos sigam de mãos dadas para fechar mais e melhores negócios com o cliente!

Ele promove uma participação conjunta dessas equipes, somando toda metodologia de vendas com o planejamento estratégico do marketing, juntando suas metas individuais em prol do objetivo final.

Ele consiste em elaborar um plano de ação com a participação destes dois setores responsáveis pelo sucesso nos resultados — um captando proponentes e o outro convertendo-os em clientes por meio das vendas.

O Ricardo Jordão do site Biz Revolution tem uma frase muito legal:

Smarketing Vendedores e Marketeiros trabalhando juntos

Adotar o smarketing, em outras palavras, é seguir o caminho da coerência e fazer as equipes vestirem a camisa da empresa, não apenas de seus próprios departamentos.

Quais os resultados? A integração que o smarketing promove evita erros, otimiza processos, melhora vendas e gera mais lucros. E de quebra, harmoniza relacionamentos partidos entre as equipes. 🙂

Smarketing. Sales MarketingMuito prazer, meu nome é Smarketing. Sales Marketing…

O termo “smarketing” é definido pela junção do S de “sales” (vendas em inglês), e da palavra “marketing”.

Também é um trocadilho por ter sonoridade parecida com a palavra “smart” (esperto em inglês) somada com a palavra “marketing”, deixando implícito que é a forma mais inteligente de se implementar o marketing em uma empresa.

Mas por que você deveria aplicar essa metodologia em sua empresa ou negócio? Veja os benefícios…

Os benefícios do Smarketing

Uma das características principais desse método são o compartilhamento de metas lógicas e mensuráveis entre as equipes de marketing e vendas.

Estabelecendo, assim, que as estratégias desses dois setores estejam alinhadas e com foco em um mesmo objetivo — gerar mais receitas para o negócio.

Veja o que isso propicia:

Promove maiores taxas de conversão

Se a equipe de marketing (que conhece o público-alvo, sabe como atingí-lo, realiza campanhas e mede resultados) absorver a experiência em campo da equipe de vendas (que sabe negociar, fazer a oferta no tempo certo, e concluir com precisão uma venda), conseguirá construir uma campanha arrasadora, com um potencial de conversão absurdo.

Ou seja: se o marketing compreender como se vende, suas campanhas terão taxas de conversão muito melhores.

Aumenta os resultados em vendas

Um estudo realizado pela Aberdeem Group, instituição norte-americana de pesquisas em marketing, o crescimento de receita anual é de 20% quando as empresas integram e alinham o departamento de marketing com a equipe comercial.

Além de aumentar as taxas de conversão, com as duas equipes trabalhando em conjunto e 100% focadas em resultados,  aumenta-se significantemente o grau de produtividade e eficiência no trabalho, trazendo resultados em vendas expressivos para o seu negócio.

Otimiza constantemente a estratégia

“Duas cabeças pensam melhor do que uma.”

Com a união das equipes, é possível evitar estratégias ineficientes, identificar e diminuir os erros em campanhas, otimizando os custos e aumentando a margem de lucro da empresa.

Gera harmonia entre as duas equipes

Com a comunicação constante entre as duas equipes e a sua integração total, é possível manter um diálogo e adotar ações em sintonia, assim eliminando os ruídos na comunicação.

Isso beneficia não só a equipe, que não tem que lidar com problemas evitáveis, como também o cliente, que terá assim uma ótima experiência de atendimento e resultados.

O que é Smarketing

Como implementar o smarketing em sua empresa

Eliminar barreiras e otimizar os processos, somando forças — essa é a essência do smarketing. Mas como implementá-lo? Veja algumas dicas:

#1 Determine os objetivos comuns

Não adianta nada ter uma equipe super eficiente e que se comunica muito bem, se ela não tem objetivos definidos e nem um direcionamento de como prosseguir.

Para aplicar o smarketing de forma eficiente, você precisa construir campanhas com metas e objetivos bem definidos, e deixar com que eles norteiem todas as atividades da empresa.

#2 Faça a imersão no processo de vendas

É importante que a equipe do marketing conheça detalhadamente todos os processos de vendas, para que possa otimizar suas campanhas.

Que tal convidar sua equipe de marketing para uma imersão no dia a dia dos vendedores?

O mesmo funciona para o contrário: assim como o setor de vendas tem que conhecer como funciona o trabalho dos profissionais do marketing, a equipe de vendas deve conhecer os processos para a captação de clientes, como foram cativados e qual é o público alvo, para fechar a venda com facilidade.

#3 Promova a visão macro do negócio

Seus vendedores precisam ter uma visão macro do negócio e de todos os seus processos, incluindo o que o marketing está fazendo.

Instrua-os e treine-os para fazer com o que o departamento de vendas compreenda todos os principais processos.

Isso naturalmente se transformará em argumentos de venda convincentes, aumentando a produtividade da equipe e otimizando seus resultados.

#4 Comuniquem-se frequentemente

Para que tudo isso funcione, é necessário realizar reuniões frequentes entre as duas equipes para o alinhamento e acompanhamento de resultados.

Isso ajuda a reforçar os objetivos das campanhas, identificar oportunidades de melhorias e a manter o foco nos resultados.

Reuniões táticas semanais e reuniões estratégicas mensais serão suficientes para que os times andem juntos.

O CEO ou um diretor deve liderar a reunião junto com os gerentes de cada departamento. Disse liderar, e não apenas fazer a reunião.

Só com liderança times com objetivos diferentes seguirão juntos para um objetivo comum.

Conclusão

Em linhas gerais, a lição que levamos do smarketing é que não será possível obter grandes resultados enquanto as equipes não dialogarem e falarem a mesma língua.

A estratégia em questão visa um trabalho focado e em sintonia. Se sua empresa conseguir implementar isso, um terceiro departamento será eternamente grato: o departamento financeiro. 😉

Ainda tem dúvidas sobre como adotar o smarketing em sua empresa?

Deixe seu comentário.

Sucesso!

Alex Carnier
Alex Carnier
Empreendedor e estrategista de marketing. Acredita que com conhecimento e capacitação é possível fazer qualquer coisa. Nos últimos 10 anos vem ajudando empresas de diversos setores a fazer acontecer!