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Marketing Digital no século XXI – Capítulo 4

mkt digital

Em nossa série de artigos sobre marketing poderíamos deixar de evidenciar o ambiente digital. Certamente você já o conhece e provavelmente já fez algumas ações de mkt digital.

Ele tem sido alvo de investimentos maiores a cada dia devido a suas características especiais que o torna acessível a qualquer empresa, com um ROI acima da média.

Porém esta disciplina mudou radicalmente de 5 anos para cá, e um novo conceito que é a cara do século XXI tem revolucionado o marketing digital: o inbound marketing.

Mas vamos explica-lo bem neste post. Continue acompanhando!

Capítulo 4
Mkt Digital no século XXI

Mkt Digital

Antes de falar de marketing digital, precisamos falar sobre o novo consumidor “digital”.

Obviamente os consumidores sempre serão de carne e osso. Eu me refiro a forma como nós temos comprado e nos relacionado com as marcar pós-Internet. Sim, Internet já é coisa muito antiga!

É aqui, nesse novo cenário digital, que entra em cena o Inbound Marketing.

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é uma forma de pensar e fazer marketing levando em consideração os dias atuais, as possibilidades que a internet nos oferece, e a exigência cada vez maiores dos consumidores.

Inbound Marketing é o uso da internet e seus recursos para vender seu produto ou serviço de forma que agrade ou acrescente algo para o seu público-alvo, tornando-o mais atrativo para o consumidor.

Inbound Marketing é fazer marketing que as pessoas amem.

Promissor, não é mesmo?

Enquanto o mkt tradicional é centrado no mercado, o Inbound Marketing é centrado no consumidor.

Isso quer dizer que todo o processo é feito pensando no seu cliente, não no mercado em que você está inserido. Para fazer isso, foi criada a Metodologia de Atração, que consiste em quatro etapas:

  • Atrair;
  • Converter;
  • Aproximar;
  • Agradar.

Essa metodologia possibilita pegar o seu consumidor pela mão e levá-lo desde um completo Estranho para a sua marca, torná-lo um Visitante, depois um Lead (seguidor), então um Cliente, até ele se tornar um Promotor do seu negócio.

E como fazer mkt digital usando Inbound Marketing?

Através de quatro práticas:

  • o uso de Buyer Personas;
  • o uso da Jornada do Consumidor;
  • a criação de conteúdo relevante;
  • e a distribuição do conteúdo.

Cada etapa tem a sua importância no processo. Vamos entender cada uma delas:

Buyer Personas

São representações semificcionais dos seus clientes baseadas em pesquisa para determinar informações demográficas, comportamentais, motivacionais e os objetivos do seu público.

Jornada do Consumidor

É um processo que simula os estágios do consumidor no processo de compra e que consiste em três partes: conscientização, consideração e decisão.

No Inbound Marketing, todo o trabalho é feito levando em conta esses estágios para que o público avance no processo.

Leia nosso artigo sobre Nutrição de Leads para entender a fundo a questão.

Criação de Conteúdo

Aqui é onde se gasta mais tempo dentro do Inbound Marketing.

Isso porque a criação de conteúdo deve ser algo ininterrupto e constante e deve levar em consideração duas coisas: o conteúdo e o contexto.

O contexto é a junção da Buyer Persona inserida em uma das etapas da Jornada do Consumidor.

Distribuição de Conteúdo

A distribuição é que faz o seu conteúdo ser relevante.

E uma boa distribuição leva em consideração o conteúdo certo, para a pessoa certa, no momento mais oportuno, seja ela feita no seu website, em um blog, seja nas redes sociais ou mesmo por e-mail.

Vantagens do Inbound para o mkt digital

Pense nos seguintes números:

  • 90% dos usuários de internet consultam a rede antes de adquirir um serviço ou produto
  • 46% das pesquisas diárias nos sites de busca são para obter informações sobre produtos
  • 72% dos empresários dizem que as redes sociais auxiliam nos negócios

Já dá pra ver bem o potencial do Inbound Marketing, não é mesmo?

Juntando isso com o fato de que empresas que utilizam estratégias de Inbound Marketing têm, em média, 97% mais links para os seus sites, a coisa começa a ficar mais interessante.

E, para finalizar, saiba que o Inbound Marketing custa, em média, 62% menos do que o mkt tradicional e que seu ROI (Retorno Sobre Investimento) médio é de 275%.

Incrível, não é? 🙂

Agora que você já sabe um pouco sobre o que é Inbound Marketing, cabe a você decidir como vai promover a sua empresa.

Ah, e se quiser saber mais, baixe o nosso e-book sobre o assunto. Nele, tem tudo mais detalhado.

Acompanhe os demais capítulos da série de artigos sobre MARKETING.

Capítulo 1 – O que é marketing?

Capítulo 2 – Público-alvo: a segmentação de mercado ideal

Capítulo 3 – Marketing Mix: entenda a fórmula dos 4Ps

Capítulo 4 – Marketing Digital no século XXI

Conclusão – Marketing: tudo que você precisa saber

Se você leu os 4 capítulos desta série, se considere um expert!

Quer recapitular? Leia a nossa conclusão!

Alex Carnier
Alex Carnier
Empreendedor e estrategista de marketing. Acredita que com conhecimento e capacitação é possível fazer qualquer coisa. Nos últimos 10 anos vem ajudando empresas de diversos setores a fazer acontecer!